quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Torneios - O Jogo Pré-flop 1 ( Iniciante - Intermediário )

Olá a todos!
Primeiramente obrigado pelo acesso. Escreverei neste artigo um pouco sobre a estratégia pré-flop para torneios. O Texto foi feito baseado na estratégia Pré-Flop do jogador Andy Bloch, e será dividido em 5 partes.

Lembrando que qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo pelo email aceragbrasil@uol.com.br

Introdução

Poucos jogadores de no-limit estudam corretamente as mãos de abertura, levando apenas em consideração a regra básica de jogar tight em Early Position, jogar mais mãos em Late Position, e catalogar as mãos como "Grandes Pares", "Pequenos Pares" e "Suited Connectors".

O Jogador deve variar suas jogadas de aberturas em algumas situações(não tanto quanto geralmente se faz), mas principalmente você deve seguir sua estratégia inicial a maior parte do tempo. Mesmo quando você faz uma jogada para diversificar, deve ter como ponto de partida essa mesma estratégia inicial.

Essa estratégia inicial consiste em montar um ranking de mãos, juntamente com a porcentagem que você receberá essas mãos. Quando você tiver esse ranking, ao invés de apenas agrupá-las por tipo, você poderá fazer melhores decisões pre-flop.

Você pode se beneficiar muito ao saber essas porcentagens exatas, por exemplo: Se você faz um raise nas útimas posições, e o seu oponente faz um re-raise, você pode suspeitar que ele está em um move de re-steal. Se você não tem certeza, você quer saber uma maneira de jogar para que este oponente não possa te roubar indiscriminadamente. Ao saber onde sua mão se situa no range de mãos que você costuma jogar, combinado com o range de mãos que seu oponente pode estar jogando, te ajudará a decidir a fazer o call ou não.

Ranking de Mãos

Ao jogar no pre-flop toda aposta que você fará será ou um value bet, ou um semi-bluff. Se você apostar com T9s, você está num semi-bluff. Se apostar com AA, está fazendo um value bet.
Existem dois tipo de mãos de semi-bluff: As mãos que não tem grande chance de serem chamadas mas possuem pouca equidade quando o são, e as mãos que jogam bem(tem boa equidade) contra mãos premium.

Por exemplo: A5o tem pouca equidade contra AA. Porém, você tem metade das chances de encarar um AA com A5o, do que com 76s.(Porque um Ás já está com você, sobrando apenas 3 conbinações de AA no deck, contra seis quando você joga com 76s.)

Entretanto, se você for chamado por alguem com AA, mãos como A5o ou KQ tem pouca equidade contra AA ou AK. Mesmo assim, A5o é uma mão melhor para se dar um raise, enquanto 76s é melhor para pagar um.

Outra coisa a se considerar é que ser pego jogando uma mão como A5s ou 98s como se fosse uma mão premium pode confundir seus oponentes. Por um lado, eles podem pensar que você super valoriza qualquer Ace Rag. Assim, se você aumentar com A5s, e for pego, num próximo pré-flop que você aumentar e o flop vier 338 eles não podem dizer automaticamente: "Ele não pode ter um 3". Da mesma maneira, se eles o pegarem aumentando com 98s nas posições iniciais, eles podem ficar amedrontados de um flop 876 no seu proximo raise das prosições iniciais.

Tudo é circunstancial no Poker, especialmente em torneios. Se você estiver roubando os blinds e ninguém tiver tentando se defender, você pode abrir um pouco mais seu range pré-flop. Se você estiver numa maré ruim de cards, sempre dando walk para qualquer raise, você pode aumentar vez ou outra com uma mão mais fraca pois seus oponentes podem pensar que você é ultra-tight.
Se você jogar a mão e tiver que mostrar sua jogada com essas mãos você ainda pode se beneficiar desse "engano". Entretanto, escolha as situações com cuidado, pois você pode enfrentar problemas ao abrir um raise das posições iniciais frequentemente com mãos como 98s ou A5o.

Enganar seus oponentes é um dos motivos para ter todos os pares entre suas mãos iniciais premium. Se você fizer aumentos apenas com pares grandes e cartas de face, você estará jogando menos de 10% de suas mãos, e consequentemente, entregando muitas informações do seu jogo quando fizer o aumento.

Esse é o fim da parte 1.

Em breve a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário